| hmin
Dizimadas no resto do Iraque, as tropas de Saddam Hussein estão se concentrando em torno da cidade natal dele, Tikrit, segundo generais norte-americanos. Essa cidade de 200 mil habitantes, às margens do Rio Tigre, ao norte de Bagdá, é o centro de onde emanava o poder de Saddam e de seu clã. De lá saiu a maior parte do primeiro escalão do regime, que há vários dias não é visto em público.
– Certamente estamos atentos a Tikrit, para evitar que o regime consiga usá-la para restaurar seu comando e controle, ou para se esconder – disse o general Vincent Brooks na quarta-feira, dia 9.
Além de comandar o antigo governo, os tikritis formam também a espinha dorsal das Forças Armadas de Saddam. Por isso, a resistência na cidade pode ser mais dura do que no resto do país. Brooks disse não esperar que a cidade se entregue sem luta.
– Estamos pressionando-os e atacando os remanescentes da Guarda Republicana – afirmou o general, que comanda as tropas terrestres dos EUA no conflito.
Quem já esteve na cidade conta que a estrada que vem de Bagdá, 175km ao sul, subitamente fica melhor e mais limpa ao se aproximar de Tikrit. Fortificações às margens da rodovia também revelam que ela tem um status especial.
Alguns analistas acham que parte do suposto arsenal de armas de destruição em massa de Saddam, o motivo declarado desta guerra, pode estar escondido nos arredores de Tikrit. Saddam sempre negou a existência de tais armas, e até agora os EUA não as encontraram.
Em três semanas de guerra, Saddam foi alvo de dois ataques específicos dos EUA. Não se sabe se ele sobreviveu e, nesse caso, se poderia driblar as tropas que controlam a estrada e chegar a Tikrit.
Tikrit é uma cidade histórica porque lá nasceu, no século 12, o guerreiro árabe Saladino. Em 1937, quando Saddam nasceu, ela não passava de um vilarejo com casas de barro, mas já era um tradicional reduto de militares.
Quando o Partido Baath, de Saddam, assumiu o poder, em 1968, muitos militares de outras partes do país foram expulsos das Forças Armadas. A cidade ganhou ainda mais força quando o próprio Saddam chegou ao governo, em 1979.
Saddam construiu um palácio em Tikrit, que tem a reputação de ser o mais luxuoso de todos os usados pelo ditador. A cidade também ganhou hospitais, escolas, uma universidade e uma mesquita em memória do pai de Saddam, Hussein Al Majid. Todos os anos, é lá que acontecem as festividades mais exuberantes pelo aniversário de Saddam, às quais ele mesmo, com sua obsessão pela segurança, raramente comparecia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.